Skip to main content

UM POUCO DE HISTÓRIA

Estes registos foram compilados a partir da brochura:
"HISTORIAL DO CLUBE DE FUTEBOL “OS VILANOVENSES” 1935 - 1995", da autoria de Viriato da Costa Pinto, publicada aquando das comemorações do 60º aniversário do clube.

1923 - É FUNDADO O VILANOVENSE ATLÉTICO CLUB (VAC)

O INÍCIO

1934 - PRIMEIROS PASSOS

No ano de 1934 começa a fermentar a ideia da criação de um novo grupo de futebol que substituísse o extinto Atlético; um dos principais impulsionadores é o então pároco da freguesia de Vila Nova de Tazem, Padre Dr. João Homem de Figueiredo.

1935 - A FUNDAÇÃO

20- DE JUNHO DE 1935

Nesta data é fundado o Clube de Futebol ”OS VILANOVENSES”, filial nº 34 do Clube de Futebol “Os Belenenses”, tendo direcção conjunta com o Centro Católico.

1941 - AS PRIMEIRAS BOTAS

FERNANDO AMARAL (CALONDRO)

O Sr. Fernando Amaral (Calondro), homem de destaque no nascimento de "Os Vilanovenses" e principal impulsionador da obtenção de tantas glórias na década de 1935-1945, dirigente do grupo e seu capitão, foi-lhe incumbida a tarefa de mandar fazer 14 pares de botas aos sapateiros da terra, cacifos para os jogadores e constituir uma equipa de reservas.

1943 - APROVAÇÃO DOS ESTATUTOS

PRIMEIROS ESTATUTOS

No dia 1 de Maio de 1943, é fundado oficialmente o Clube de Futebol "Os Vilanovenses", tendo sido aprovados os estatutos em Assembleia Geral de Sócios e enviada uma cópia dos mesmos, assim como outra com a lista dos corpos gerentes, à Direcção Geral de Desportos -Ministério da Educação Nacional em 2/05/1943.

1949 - NOVO CAMPO DE FUTEBOL

CAMPO DO CIMO DO POVO

Por divergências com o proprietário do Campo dos Soitinhos, este manda lavrar o terreno e plantar um pinhal. Perante tal facto, é nomeada uma comissão constituída pelos senhores Manuel Carvalho, António Francisco Alves, António Rodrigues Costa Pinto e Mário Lopes de Oliveira, encarregue de falar com o Sr. Dr. António Moura, para a cedência de um terreno pertença de sua esposa: D. Aurélia Moura.

1950/51 – “COMISSÃO TÉCNICA DOS DESAFIOS DE FUTEBOL”

COMISSÃO TÉCNICA DOS DESAFIOS DE FUTEBOL

É criado, pela 1ª vez, um Departamento de Futebol, com a denominação de “Comissão Técnica dos Desafios de Futebol”, e constituída pelos senhores José Augusto Freitas Lopes de Melo, Manuel Gouveia Carvalho e Joaquim Rodrigues da Costa Pinto.

1952 - A CASA DE CINEMA

CASA DE CINEMA

É arrendada a Casa de Cinema e seu pátio, junto à Sede, cujo valor total de arrendamento, Cinema e Sede, era de 2.500$00.
Os Senhores António Francisco Alves e José Freitas Melo, são nomeados para dirigir a Casa de Cinema onde foram exibidos vários filmes, como por exemplo: Frei Luís de Sousa e O Grande Elías.

1960/61 - ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DA GUARDA

CAMPEONATO DISTRITAL DE FUTEBOL

O Clube, inscreve-se na Associação de Futebol da Guarda para assim poder disputar o campeonato Distrital da 1ª Divisão, tendo disputado o seu 1º encontro oficial com a Associação Desportiva da Guarda.

1962-1963 Júniores na 1ª Divisão Nacional

1964 - NOVA SEDE

SEDE

Sem sede, os dirigentes do Clube, solicitam ao  então presidente da Junta de Freguesia, Sr. António Martins Oliveira, que lhes arrenda umas instalações, no edifício das Escolas Velhas.
O espaço é arranjada com a ajuda de inúmeros sócios, entre os quais, como não podia deixar de ser, Fernando Amaral, seu principal obreiro, e que é nomeado, nesse ano, representante do Clube na Associação de Futebol da Guarda.

1965 - 3ª DIVISÃO NACIONAL

PRIMEIRA PRESENÇA NA 3ª DIVISÃO NACIONAL

Na época de 1965/66, disputamos pela primeira vez o Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
Ficámos em último lugar com apenas uma vitória sobre o Benfica de Castelo Branco por 3-1.

1970/71 - FUSÃO DO CLUBE COM O CENTRO DR. ANTÓNIO BORGES.

Fusão do Clube

No ano de 1968, foi feita a 1ª tentativa de fusão entre o Centro Dr. António Borge e o Clube de Futebol ”Os Vilanovenses”, o que só veio a concretizar-se 3 anos depois.

No dia 17 de Janeiro de 1971, o Presidente da Assembleia Geral do Centro Dr. António Borges, Sr. José António Lopes, convoca uma A.G., para eleger uma Direcção que tinha como única função realizar esta fusão.

1974-75 - CAMPEÃO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO

CAMPEÃO DISTRITAL

Em virtude da desclassificação do G. D. da Fercol, o Clube de Futebol "Os Vilanovenses" é Campeão Distrital da 1ª Divisão da Guarda, e participa pela 2ª vez na 3ª Divisão Nacional na época de 1975/76.

1976-77 - DOAÇÃO DO CAMPO DE FUTEBOL AO CLUBE

CAMPO DO CIMO DO POVO

É comunicado aos Sócios que o Dr. António Almeida Moura fizera a promessa à Direcção do C. F. “Os Vilanovenses” da cedência, a título definitivo, do Campo de Futebol e de um anexo para construção de um balneário.

1976-77 - CAMPEÃO DISTRITAL DE JUVENIS

“Bikilas” equipa de Sub-16 anos que serviu de base à formação da equipa de Juvenis.

O C.F.”Os Vilanovenses” é Campeão Distrital de Juvenis pela 1º vez.

1977-78- CAMPEÃO DISTRITAL DA 1ª DIVISÃO

CAMPEÃO DISTRITAL 1ª DIVISÃO

O C. F. "Os Vilanovenses" é Campeão Distrital de Séniores pela 2ª vez, apenas com uma derrota frente ao Trancoso por 1-0, chegando ao final do Campeonato com 12 pontos de avanço sobre o 2º Classificado, o São Romão.

1977-78 CAMPEÃO DISTRITAL DE JUVENIS

CAMPEÃO DISTRITAL DE JUVENIS

Esta equipa sagra-se campeã distrital e obtém um honroso 3º lugar no campeonato nacional de juvenis.

1977 - ATLETISMO

SECÇÃO DE ATLETISMO FILIA-SE NA AAG
A secção de atletismo do C. F. "Os Vilanovenses" filia-se na Associação de Atletismo da Guarda em 31/10/77.

1978-79 - CAMPEÕES DISTRITAIS DE JUNIORES

CAMPEÕES DISTRITAIS DE JUNIORES
A equipa de juniores, sagra-se campeã distrital. A equipa de séniores milita no campenato nacional da 3ª divisão

1979-80 -TAÇA DE PORTUGAL

PARTICIPAÇÃO NA TAÇA DE PORTUGAL

A Equipa participa na Taça de Portugal e defronta o Famalicão da 1ª Divisão Nacional.

1979-80 - CAMPEÃO DISTRITAL PELA 3ª VEZ

CAMPEÃO DISTRITAL

O C. F. "Os Vilanovenses" é campeão Distrital pela 3ª vez.

1980-81 - O GIMNODESPORTIVO

GIMNODESPORTIVO
A Direcção dá início a uma campanha de angariação de fundos, tendo como principal objectivo a futura construção de um Gimnodesportivo. É aberto o processo de comparticipação em 21-04-1981, após um pedido ao Ministério das Obras Públicas em 06-06-1980.

1980-81 - O CFV JOGA NOS AÇORES

TAÇA DE PORTUGAL NOS AÇORES

Pela primeira vez na história do Clube, a equipa tem de sair do Continente para ir disputar um jogo da Taça de Portugal. Vai aos Açores defrontar o Futebol Clube Madalena na ilha do Pico, que vence por 2-1, com dois golos de Mário Félix.